BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!
CONHEÇAM UM POUQUINHO DE MIM...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Falando de Educação...


Mas o que é mesmo educação? Quem é o sujeito da educação? Onde recebemos educação?.......


A educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
A prática educativa formal - que ocorre nos espaços escolarizados,quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.





5 comentários:

  1. Acredito que a solução para a melhora do ensino em nossas escolas seja mesmo essa: a participação escola-comunidade principalmente a participação e interação da família.

    ResponderExcluir
  2. Comcordo com o texto para que venha acontecer essa mudança de ensino em nossas escolas é preciso que aja a participação de um membro no seu grupo ou sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionado com suas palavras...........

    ResponderExcluir