Analisando o contexto da educação é possível observar, de maneira nítida, a sua evolução. Algo que fica evidente quando se fala do assunto é a quantidade de entidades educacionais que vêm aumentando.
A população conseguiu o que queria, escolas para que as crianças pudessem estudar que, até certo tempo atrás, era considerado para poucos. Essa conquista tem um porém. Não basta que apenas escolas sejam construídas, é preciso que se tenha o mais importante que é o ensino de qualidade.
Faz-se necessário acompanhar o trabalho escolar para que se possa garantir na entidade educacional um ensino decente, algo que não se limite apenas a ensinar leitura, cálculos e outras noções elementares. É preciso uma escola interativa onde o conhecimento da criança venha a ser considerado e transmitido. Mas de que maneira a sociedade pode cobrar de um sistema que desconhece?
Se o que a população deseja no momento é um ensino melhor, faz-se necessário obter uma relação mais próxima entre escola, professores e famílias. É preciso que haja uma interação maior entre escola e comunidade escolar, uma socialização de prática pedagógica e intervenções construtivas e a partir disso, a criação de um currículo democrático onde as necessidades sejam atendidas para obtenção de resultados satisfatórios.
SegundoRosemari Dorigon Reinhardt, Pedagoga e Mestre em Educação, essa abertura impulsionou a dinâmica das relações sociais, fazendo com que mais e mais pessoas e grupos se associassem à escola pela causa comunitária, quando liderados por meio de práticas participativas e transformadoras
É papel da escola levar os próprios pais ao conhecimento de seus direitos e deveres. Para realizar esse desafio de promover parcerias, a gestão solidária exerce ação continuada e persistente na criação de oportunidades de valorização da cultura do grupo, enfrentando não somente as dificuldades socioeconômicas e educacionais, mas também o desafio de tornar a escola um local cada vez mais aberto e includente.
Referência: http://www.esp.rs.gov.br/img2/ParcerEscolComunid.pdf
Discentes: Carol, Samai, Suellen, Cátia, Valquíria, Pâmella, Nill e Janara.
Discentes: Carol, Samai, Suellen, Cátia, Valquíria, Pâmella, Nill e Janara.
O texto do grupo está muito bom;de fato não basta termos escolas no sentido físico da palavra(construção).É preciso que a sociedade em si entenda que um país só se desenvolverá através da educação.
ResponderExcluirRealmente o foco é esse.Mas, se analizamos bem, percebemos que,há programas de integração do governo para isso (bolsa escola, bolsa família e etc).Que levou um grande número pessoas para a sala de aula, mas não resolveu quase nada.Pois,com esses programas, infelizmente, parte da população, só veêm esses,como mais uma forma de ganhar dinheiro.O que é lastimável.
ResponderExcluirTer escolas(estrutura física) é uma conquista formidável, mas não basta, ter ensino de qualidade é fundamental e o primeiro passo, concordo com vocês que é tornar a escola mais includente. Sentir falta no texto de vocês da observãçâo feita na sala de aula quando disseram que as nossas lideranças politicas constrói escola nota 10 e investe em projetos para que tenham alunos matriculados e o que importa é que os mesmos passem de ano e não a bagagem de conhecimentos que adiquirem.
ResponderExcluirSó o espaço físico não basta embora seja um conquista maravilhosa a escola precisa oferecer ensino de qualidade e mais decente e para isso sem dúvida está faltando a colaboração de professores , pais e sociedade pois esta luta não deve ficar somente nas mãos dos governantes .Patricipação de todos por uma educação mais justa e igualitária .
ResponderExcluirEscolas, professore e familias... é mesmo a chave que abre horizontes para uma imensa melhoria na qualidade educacional, afinal de que adianta a embalagem enfeitada se o conteúdo deixa a desejar!!!
ResponderExcluirO blog ta lindo florzinha, e o texto tocou no ponto!!
;))
Com certesa presisamos de um ensino de qualidade pois a qualidade do ensino é a chave parauma sociedade melhor.O texto de vocês ficou otimo gostei!!!!!!!! Elivânia
ResponderExcluirConcordo plenamente com o seu texto!!!!Ficou ótimo!!!!Arrasou menina!!!!!
ResponderExcluir"Se o que a população deseja no momento é um ensino melhor, faz-se necessário obter uma relação mais próxima entre escola, professores e famílias."
ResponderExcluirConforme esta citação do texto, percebemos o quanto realmente a educação precisa avançar, o quanto ainda é necessário que haja maior participação da comunidade/familia com o espaço escolar.
Parabéns pelo texto.
Concordo com você que uma educação de qualidade precisa ser como uma salada de frutas: ter boas condições físicas,pais comprometidos com a escola e professores capacitados, se falta algum desses ingredientes nunca teremos uma escola pública de boa qualidade.
ResponderExcluirAdorei o texto do grupo,para o ensino alcançar o que será cobrado posteriomente é necessário que tenha um avanço significativo atendendo a necessidade do aluno.
ResponderExcluirA educação no Brasil melhorou muito,mas ainda não é o suficiente.Muitas pessoas não conseguem fazer parte desse quadro da educação,ficando assim,de fora de todos os beneficios que ela tras.Por isso devemos refletir sobre o que realmente é a educação.
ResponderExcluirA população conseguiu escolas,mas um ensino de qualidade ainda deixa muito a desejar,os professores não estão procupados com o aprendizado dos alunos e não procuram dar aulas mais dinâmicas e atrativas,e também não há muito a cobrança dos pais,a escola precisa deixar de ser apenas espaço fisico e ser um ambiente de ensino de qualidade.
ResponderExcluirSó a estrutura fisíca não basta,pois o que se espera da escola,é que ofereça ensino de qualidade e professores preparados.
ResponderExcluirPara que haja um bom desenvolvimento do aluno, não é necessário que tenha apenas escola bem estruturada, é necessário que seja aplicada uma educação de qualidade com professores dedicados e informados.Parabéns.
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